Revitalize seus pisos de madeira antiga em 6 passos simples
Os pisos de madeira agregam muita beleza a qualquer ambiente, complementando o espaço com elegância e elevando o valor de mercado do imóvel. Como qualquer outro material, apesar de durarem bastante, os pisos de madeira inevitavelmente sofrem desgastes com o passar do tempo. A boa notícia é que adotando algumas medidas simples é possível corrigir problemas como trincas, arranhões, opacidade e descolamento.
Faça uma avaliação geral
Avalie cuidadosamente o estado do piso, descubra quais partes estão mais danificadas e analise se realmente vale a pena fazer a restauração. Se o piso já tiver sido restaurado mais de três vezes ou estiver em péssimas condições de conservação, talvez seja melhor trocá-lo. Mas se ele estiver apenas sem brilho ou com faixas descoladas, faça os reparos pontuais e economize tempo e dinheiro, além de ajudar o meio ambiente com seu consumo consciente.
Tire os móveis do cômodo
Como o trabalho de revitalização da madeira gera muita poeira, além de demandar o uso de produtos químicos, o ideal é retirar todos os móveis do cômodo e devolvê-los pelo menos 18 horas depois da finalização de qualquer que seja o procedimento. Isso evita danos à sua mobília e ao piso em si.
Use massa para tampar buracos
Se, ao substituir tacos e réguas de madeira você notar buracos, furos de prego e pequenas deformidades, trate de tampar tudinho com massa própria para madeira. Essa massa acrílica, que pode ser encontrada em cores variadas de madeira, é super eficiente, sendo uma ótima opção para disfarçar diferentes tipos de desgaste.
Lixe a superfície com cuidado
A restauração de qualquer piso de madeira começa pelo lixamento. A superfície danificada deve ser lixada delicadamente, de modo que suas fibras naturais sejam preservadas. Se os danos forem pontuais, pode-se optar pelas lixas manuais. Caso o piso esteja danificado como um todo, use uma lixadeira elétrica.
Receba nossas melhores dicas de jardinagem e decoração direto no WhatsApp
Limpe tudo direitinho
Depois de lixar todo o piso, limpe-o minuciosamente. Varra toda a superfície e se possível passe o aspirador de pó em toda a extensão do cômodo para remover os resíduos. Lembre-se de que o pó pode comprometer o resultado final, especialmente na hora de envernizar a madeira.
Finalize a restauração
Após as medidas de preparação mencionadas acima, passe para a impermeabilização da madeira para resgatar seu brilho. Você pode fazer isso usando um protetor ou um impregnante de madeira, verniz brilhante ou resina. Vale destacar que os vernizes costumam ser à base de formol e as resinas à base de água, o que torna a secagem mais rápida.
Conclusão
Revitalizar os pisos de madeira antiga é uma tarefa acessível e que vale muito a pena. Com alguns passos simples, você pode devolver o brilho e a beleza original aos seus pisos, protegendo-os contra danos futuros e valorizando seu imóvel. Siga as dicas apresentadas e transforme seu ambiente com pisos de madeira revitalizados.
Veja também o vídeo abaixo feito pelo canal Niah Martins e deixe um like.
Veja mais conteúdos parecidos com Revitalize seus pisos de madeira antiga em 6 passos simples é só acessar nossa categoria exclusiva Dicas de casa e Jardin.
Você também vai gostar