O apartamento localizado no edifício Lausanne, em Higienópolis, São Paulo, destaca-se por sua atmosfera vibrante e cheia de cores, principalmente nos tons de azul e verde. Protagonizado pelas arquitetas Ana Carolina de Siqueira e Carla de Souza Campos, a reforma preservou os elementos arquitetônicos originais da construção de 1958, do renomado arquiteto Franz Heep.
A integração da cozinha à sala de jantar, a valorização da varanda e a serralheria multifuncional conferem ao espaço uma unidade visual marcante. Com revestimentos cimentícios neutros e ladrilho hidráulico em destaque, o apartamento combina elementos de diferentes períodos de forma harmoniosa, resultando em um ambiente único e cheio de personalidade.
Transformação impactante: veja como cores vibrantes renovaram um antigo apartamento em SP!
A monotonia passa longe deste apartamento protagonizado por cores
Os tons vibrantes, principalmente de azul e verde, carregam de energia a atmosfera do imóvel de 178 m², localizado no edifício Lausanne, construção projetada em 1958 pelo arquiteto Franz Heep, em Higienópolis, São Paulo. A reforma foi assinada pelas arquitetas Ana Carolina de Siqueira, do Mana Arquitetura, e Carla de Souza Campos, do Cru Estúdio de Criação, com paisagismo por Bruno Moreno Studio.
Preservação dos elementos arquitetônicos originais
Por se tratar de um prédio que faz parte da história do modernismo brasileiro, os elementos arquitetônicos originais foram preservados, mesmo com intervenções importantes. O ponto de partida para a reorganização espacial foi a integração da cozinha à sala de jantar e o retorno da varanda, que havia sido incorporada ao ambiente de estar pelo antigo morador, para a sua posição inicial.
Serralheria multifuncional como alicerce central
“A serralheria multifuncional é o alicerce central responsável pela unidade visual”, explica Ana Carolina. A estrutura atua como divisória entre a cozinha, a sala de jantar e a área de circulação, assim como suporta cristaleira e bufê. “Na sala de estar, foi desenhada para utilização como apoio da TV e, no escritório, como biblioteca.”
Revestimentos cimentícios e destaque para as cores
Revestimentos cimentícios, a exemplo do ladrilho hidráulico presente na varanda, na cozinha, na lavanderia e nos banheiros, criam uma base neutra para destacar a projeção de cores desejada pelos moradores.
Combinação de elementos arquitetônicos de diferentes períodos
Receba nossas melhores dicas de jardinagem e decoração direto no WhatsApp
Em um cenário que honra passado e presente, longe de modismos e ao encontro da personalidade de cada habitante, sobram exemplos de como combinar elementos arquitetônicos de diferentes períodos – e o charme que essa soma carrega.
Modernismo e cores: a incrível metamorfose de um apartamento de 178m² em São Paulo.
A atmosfera vibrante do apartamento
A monotonia passa longe deste apartamento protagonizado por cores. Os tons vibrantes, principalmente de azul e verde, carregam de energia a atmosfera do imóvel de 178 m², localizado no edifício Lausanne, construção projetada em 1958 pelo arquiteto Franz Heep, em Higienópolis, São Paulo.
Preservação do modernismo brasileiro
Por se tratar de um prédio que faz parte da história do modernismo brasileiro, os elementos arquitetônicos originais foram preservados, mesmo com intervenções importantes. O ponto de partida para a reorganização espacial foi a integração da cozinha à sala de jantar e o retorno da varanda, que havia sido incorporada ao ambiente de estar pelo antigo morador, para a sua posição inicial.
Integração e funcionalidade
A serralheria multifuncional é o alicerce central responsável pela unidade visual. A estrutura atua como divisória entre a cozinha, a sala de jantar e a área de circulação, assim como suporta cristaleira e bufê. Na sala de estar, foi desenhada para utilização como apoio da TV e, no escritório, como biblioteca.
Base neutra e projeção de cores
Revestimentos cimentícios, a exemplo do ladrilho hidráulico presente na varanda, na cozinha, na lavanderia e nos banheiros, criam uma base neutra para destacar a projeção de cores desejada pelos moradores. Em um cenário que honra passado e presente, longe de modismos e ao encontro da personalidade de cada habitante, sobram exemplos de como combinar elementos arquitetônicos de diferentes períodos – e o charme que essa soma carrega.
Veja mais conteúdos parecidos com Antigo apartamento se torna paraíso de cores! Veja a transformação incrível de 178m² em SP é só acessar nossa categoria exclusiva Dicas de casa e Jardin.
Você também vai gostar