O período de carnaval é uma época festiva popular entre diversos públicos, incluindo aqueles que possuem animais de estimação. A combinação entre a alegria dos foliões e os cuidados necessários com os pets pode gerar dúvidas e preocupações para os tutores. A presença de animais em locais de grande aglomeração, calor e música alta durante os festejos gera questionamentos sobre a segurança e bem-estar dos bichinhos.
A veterinária Aline Ambrogi, docente do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), destaca a importância de medidas que visam minimizar possíveis desconfortos que os animais de estimação possam sentir durante os dias de folia. Orientações sobre adaptação prévia, cuidados com a alimentação, hidratação, proteção contra o calor e prevenção de questões relacionadas à saúde são fundamentais para garantir o bem-estar e segurança dos pets durante o carnaval.
Quem tem pets e gosta de carnaval, pode ficar dividido entre curtir os dias de folia, ficar mais tempo com seu bichinho em casa ou querer levá-lo para os blocos. Mas colocar os animais em locais de grande aglomeração, calor e música alta é seguro? A veterinária Aline Ambrogi, docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), recomenda como minimizar os incômodos que ele pode sentir.
Cuidados com o calor e raças específicas
É preciso evitar horários de pico de calor - o que é difícil, já que o carnaval acontece em pleno Verão. "O calor intenso pode levar o animal a uma hipertermia, que pode até causar o óbito do pet. O ideal é ter sempre o bom senso e ficar atento à temperatura naquele momento". E atenção especial às raças braquicefálicas, como shih-tzu, pug e buldogue francês, por exemplo.
Cuidado com o barulho e higiene
O barulho nos blocos pode assustar os animais, já que sua sensibilidade auditiva é maior, podendo ouvir mais que o dobro do que os seres humanos. "Dependendo do volume do som, pode até levá-lo a perda gradativa da audição". Outra questão é que locais com aglomeração são palco de microrganismos que causam doenças infectocontagiosas.
Alimentação e identificação do pet
Assim como você, seu pet vai sentir fome e sede durante a folia no bloco. Por isso, é importante oferecer água fresca, limpa e abundante. Na hora de comer, pode ser oferecida ração úmida, pelo menos duas vezes ao dia. A quantidade de barulho pode acionar o seu instinto de sobrevivência, e com isso o cão ficar mais agressivo com pessoas próximas ou até fugir.
Cuidados adicionais e prevenção
Nada de levar o pet para o meio da multidão. "É importante que ele fique num espaço mais tranquilo, arejado e, se possível, com sombra. Se estiver sol, não esqueça de passar protetor solar, principalmente em áreas de cor branca, como focinho, orelhas, pálpebras e eventualmente no abdômen".
Receba nossas melhores dicas de jardinagem e decoração direto no WhatsApp
"Em hipótese alguma utilize tinturas, sprays e espumas para 'decorar' o pet. Esses produtos são altamente químicos e podem causar estresse e alergias na pele", afirma a profissional.
Locais de Grande Aglomeração
Para quem gosta de carnaval e tem pets, a veterinária Aline Ambrogi recomenda minimizar os incômodos que os animais podem sentir ao serem levados para locais de grande aglomeração, calor e música alta. É importante que os animais estejam acostumados com passeios em locais agitados, com presença de pessoas, outros animais e sons altos. Caso contrário, a diversão pode se transformar em estresse. Adaptações prévias, como passeios diários em locais mais movimentados, podem ajudar na preparação para o carnaval.
Horários e Calor
Evite os horários de pico de calor, pois o calor intenso pode levar os animais a uma hipertermia, colocando em risco a saúde do pet. Raças braquicefálicas, como shih-tzu, pug e buldogue francês, têm maior dificuldade para lidar com o calor devido à anatomia de seus focinhos. O bom senso e a atenção à temperatura ambiente são essenciais para garantir o bem-estar dos animais durante o carnaval.
Barulho e Aglomeração
Os pets possuem sensibilidade auditiva maior que a dos seres humanos, e o barulho nos blocos de carnaval pode assustá-los. Além disso, locais com aglomeração são propícios para a transmissão de doenças infectocontagiosas. É fundamental manter os cães em dia com as vacinas e vermífugos recomendados. Oferecer água fresca, ração adequada e evitar alimentos tóxicos são medidas importantes para garantir o conforto e a segurança dos animais durante a folia.
Precauções Adicionais
Evite expor os pets a situações de estresse, como excesso de barulho e agitação. Mantenha-os em locais mais tranquilos, arejados e com sombra. Não utilize produtos químicos ou acessórios desconfortáveis nos animais. Certifique-se de que a fantasia escolhida não incomoda o pet. Deixe-os sempre com guia e coleira com identificação, para prevenir fugas e acidentes. E lembre-se de oferecer proteção solar, quando necessário, para áreas sensíveis do corpo do animal.
Veja mais conteúdos parecidos com Alerta! Proteja seu pet dos perigos do Carnaval e garanta sua diversão sem preocupações! é só acessar nossa categoria exclusiva Dicas de casa e Jardin.
Você também vai gostar