Continua após a publicidade..

A renomada artista sérvia Marina Abramović inaugurou sua primeira obra exposta ao público no Brasil, o site specific “Generator”, na Usina de Arte localizada em Água Preta, Pernambuco. Nessa instalação, Marina se utiliza da energia dos minerais, especialmente do quartzo rosa, proveniente de Minas Gerais, para promover conexões humanas por meio de interações sensoriais.

Por meio de um muro com almofadas de quartzo rosa em alturas diferentes, o público é convidado a se envolver com a obra em um processo de experiência e reconexão consigo mesmo e com a comunidade. A proposta interativa de Abramović busca desintoxicar os indivíduos da tecnologia excessiva e ressaltar a importância do amor incondicional em um mundo marcado por barreiras e desafios, convidando o público a refletir sobre o cenário atual e as relações interpessoais.

Continua após a publicidade..

A energia dos minerais: a arte de Marina Abramović para reconectar corações e mentes no Brasil

Generator: a instalação interativa que promove conexões humanas e reflexão na Usina de Arte de Pernambuco

A artista sérvia Marina Abramović inaugurou na Usina de Arte, em Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, sua primeira obra em espaço aberto ao público no Brasil: o site specific “Generator” (“Gerador”), que convida às diversas conexões humanas por meio da energia dos minerais. Marina, que pesquisa pedras e cristais brasileiros para suas obras desde os anos 1980, contou ter usado materiais de Minas Gerais, como quartzo rosa, que “trabalha com o coração”, segundo ela. Quem for até a instalação, em uma área recém expandida do Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte, encontrará um muro com 25 metros de comprimento, 3m de altura e 2,5m de largura, no qual estão aplicados 15 conjuntos com três almofadas de quartzo rosa em alturas variadas, para que o público encoste a cabeça, o coração e estômago nas pedras. “É muito simples: você precisa ficar de frente para o muro, pressionar sua cabeça, seu coração e seu estômago. E o mais importante é tempo: por que se você ficar três minutos, não vai ter a experiência. Se ficar por um longo período, começa a sentir a energia vindo para você”, disse a sérvia. “É muito importante entender que isso não é uma escultura, é um trabalho de arte interativo, algo que vocês têm que usar. Eu não gosto de olhar para esculturas, eu gosto que você tenha a experiência, isso é muito importante. Eu lhes dou um trabalho artístico e vocês me dão seu tempo para experencia-lo”, explicou aos presentes na inauguração, no último sábado (3). A ideia é que as pessoas utilizem a instalação para se reconectarem consigo e com o senso de comunidade. “Nós estamos poluídos de tanta tecnologia e precisamos fazer um detox tecnológico. Para mim, nesse momento da história humana, amor incondicional é o mais importante. Existem muros, existe pobreza, existe o aquecimento global em nosso planeta. É fácil amar seu marido, filhos, família, seus amigos, mas é mais difícil ter amor incondicional por pessoas que você não conhece, confiar em estranhos. É muito importante que as pessoas usem esse muro para refletir em que situação estamos agora”, propôs. As conversas com a Usina de Arte acontecem há mais de um ano, e “Generator” foi escolhida entre quatro trabalhos propostos por Marina. “É uma obra que conversa com a memória do lugar, com a história e com o Nordeste do Brasil”, avalia o curador da Usina de Arte, Marc Pottier. Para a presidente da Usina de Arte, Bruna Pessôa de Queiroz, “a obra também não deixa de ser uma homenagem à história desse lugar ao longo dos anos e da energia e trocas que ele é capaz de oferecer, uma espécie de memorial para que nunca esqueçamos que transformar é possível”.

Generator: a instalação interativa que promove conexões humanas e reflexão na Usina de Arte de Pernambuco

Generator: a instalação interativa que promove conexões humanas e reflexão na Usina de Arte de Pernambuco

Descrição da instalação “Generator” na Usina de Arte de Pernambuco

Continua após a publicidade..

A artista sérvia Marina Abramović inaugurou na Usina de Arte, em Água Preta, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, sua primeira obra em espaço aberto ao público no Brasil: o site specific “Generator” (“Gerador”), que convida às diversas conexões humanas por meio da energia dos minerais. Marina, que pesquisa pedras e cristais brasileiros para suas obras desde os anos 1980, contou ter usado materiais de Minas Gerais, como quartzo rosa, que “trabalha com o coração”, segundo ela.

Experiência interativa na instalação “Generator”

Quem for até a instalação, em uma área recém expandida do Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte, encontrará um muro com 25 metros de comprimento, 3m de altura e 2,5m de largura, no qual estão aplicados 15 conjuntos com três almofadas de quartzo rosa em alturas variadas, para que o público encoste a cabeça, o coração e estômago nas pedras. Marina destaca a importância do tempo na experiência, incentivando as pessoas a permanecerem por longos períodos para sentir a energia das pedras.

Propósito da instalação e reflexões propostas

A instalação “Generator” tem como objetivo principal promover a reconexão das pessoas consigo mesmas e com a comunidade, incentivando um “detox tecnológico” e a prática do amor incondicional. Marina Abramović propõe que os visitantes usem o muro de quartzo rosa para refletir sobre a situação atual da humanidade, buscando confiança em estranhos e amor por todos, independentemente de conhecê-los.

«
»