5 benefícios do vinagre de maçã segundo a ciência

O vinagre de maçã é um produto versátil que se popularizou por suas aplicações na gastronomia e na medicina natural.

O que a ciência diz sobre os benefícios do vinagre de maçã? Veja a seguir.

Os benefícios do vinagre de maçã foram documentados através de várias investigações.

Embora seja verdade que muitos de seus usos sejam oriundos da literatura popular, há evidências de seu conteúdo nutricional e de seu potencial anti-inflamatório e antimicrobiano.

Para começar, lembremos que este produto é obtido a partir da combinação de maçãs com fermento.

Este último fermenta os açúcares e os transforma em álcool. Mais tarde, as bactérias são adicionadas à mistura e o álcool é convertido em ácido acético.

Esta substância é o que lhe dá o seu sabor azedo e aroma forte. Além disso, parece que é responsável por seus benefícios.

Além disso, o vinagre de maçã também contém água, vestígios de outros ácidos, vitaminas, minerais e outros compostos que contribuem para a saúde.

Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

O vinagre de maçã, como outras variedades de vinagre, caracteriza-se pelo seu conteúdo de compostos bioativos com potencial farmacológico.

Este produto concentra polifenóis, ácidos orgânicos e micronutrientes que exercem efeitos benéficos quando assimilados no organismo.

Em particular, são atribuídas a ele propriedades antimicrobianas, antioxidantes, antidiabéticas e anti-hipertensivas.

Também está positivamente associado à saúde da pele e à prevenção do envelhecimento prematuro. Vamos dar nos benefícios do vinagre de maçã.

Vinagre de maçã

A ciência estudou o vinagre de maçã e suas implicações para a saúde, descobrindo seus efeitos positivos.

  1. Tem atividade antibacteriana

O vinagre de maçã é usado como desinfetante e como conservante natural. Devido ao seu teor de ácido acético, ajuda a inibir o crescimento de bactérias como E. Coli, que podem acelerar a deterioração dos alimentos e causar infecções.

Os pesquisadores determinaram que esse vinagre tem potencial antimicrobiano múltiplo, combatendo patógenos como E. coli , S. aureus e C. albicans. No entanto, ainda faltam evidências para determinar qual dose é eficaz e segura.

  1. Ajuda a regular os níveis de glicose

Um dos benefícios do vinagre de maçã mais popular é que ele tem a ver com a regulação dos níveis de glicose no sangue.

Embora este produto não seja um tratamento de primeira escolha contra o diabetes, seu consumo em quantidades moderadas serve como adjuvante para estabilizar a glicose.

Consumir vinagre de maçã diluído em água pode melhorar a sensibilidade à insulina em 19-34%, especialmente após uma refeição rica em carboidratos.

O vinagre ajuda a melhorar a função da insulina após as refeições. Isso, por sua vez, reduz os níveis de açúcar no sangue.

  1. Ajuda na perda de peso

A perda de peso varia de pessoa para pessoa, pois é determinada pela genética e estilo de vida.

O vinagre de maçã não pode combater o excesso de peso por conta própria, no entanto, seu consumo é um complemento para quem está tentando perder peso.

Estudos feitos em humanos sugerem que seu consumo moderado aumenta a sensação de saciedade. Consequentemente, a ingestão calórica diminui e a perda de peso aumenta.

Tomar este ingrediente após uma refeição rica em carboidratos aumenta a saciedade.

  1. Tem efeitos positivos na saúde do coração

Na medicina popular, fala-se dos benefícios do vinagre de maçã para a saúde cardiovascular.

Há mesmo quem sugira que a sua ingestão diária reduz os níveis de colesterol e o risco de doenças cardíacas. No entanto, até o momento não há evidências suficientes.

Estudos em animais descobriram que este ingrediente diminui os fatores de risco cardiovascular, como o acúmulo de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Também parece agir como um anti-hipertensivo. Apesar disso, não há dados sólidos que confirmem os mesmos efeitos em humanos.

Em qualquer caso, desde que o seu consumo seja moderado, pode ser incluído como complemento de uma alimentação saudável e equilibrada.

No entanto, se você estiver tomando medicação, é melhor consultar seu médico primeiro.

  1. Contribui para o cuidado da pele

Existem várias controvérsias sobre a aplicação do vinagre de maçã na pele.

Enquanto alguns dermatologistas desencorajam completamente seu uso, outros afirmam que diluído em água pode ajudar a controlar os sintomas de problemas como eczema ou caspa.

Como você explica isso? A pele é protegida por uma barreira ácida. Quando esta acidez é alterada, a secura e a inflamação aumentam.

O vinagre, por conter ácidos orgânicos, parece ajudar a restaurar o equilíbrio do pH da pele. No entanto, não está totalmente comprovado.

De qualquer forma, para evitar efeitos indesejados, deve ser sempre diluído em partes iguais de água.

Para mais segurança, o ideal é fazer um pequeno teste em uma das áreas da pele antes de aplicá-lo em sua totalidade.

Caso seja observada alguma reação indesejada, deve-se enxaguar com bastante água e descontinuar o uso.

Vinagre de maçã para pele

O uso dermatológico do vinagre de maçã está em discussão. O ideal é realizar um teste antes de sua plena utilização.

Como colher os benefícios do vinagre de maçã

Para aproveitar os benefícios do vinagre de maçã, basta usá-lo na cozinha. É ideal para preparar molhos, maionese caseira e outras receitas.

Além disso, há quem prefira diluir uma ou duas colheres de chá (5 a 10 mililitros) em um copo de água morna. O mesmo é consumido pela manhã.

O uso de vinagre de maçã não diluído deve ser evitado completamente, pois pode causar deterioração do esmalte dos dentes e desconforto digestivo.

Também possui interações medicamentosas, deve ser consultado no caso de estar sob tratamento médico.

O vinagre de maçã não é um produto milagroso

Como podemos ver, as evidências encontraram propriedades interessantes no vinagre de maçã.

Em suma, isso não significa que seja um medicamento. Embora esteja associado a benefícios para a saúde, não substitui o tratamento médico e não atua por conta própria.

É necessário acompanhar o seu consumo com hábitos de vida saudáveis. Além disso, se você tiver doenças, deve consultar um médico. Lembre-se que este ingrediente pode ter interações medicamentosas.

Veja abaixo, porque você deve começar a usar vinagre de maçã.