Continua após a publicidade..

A rosa-do-deserto, também conhecida como adenium, é uma flor que agrega beleza e charme a qualquer ambiente. No entanto, seu cultivo demanda cuidados específicos para garantir seu desenvolvimento exuberante. A paisagista Fernanda Dagrela destaca os principais erros a serem evitados, enfatizando a importância de uma nutrição adequada para a planta.

Para o florescimento saudável da rosa-do-deserto, é essencial não apenas utilizar os substratos corretos, mas também adubos que estimulem sua floração. Além disso, a luminosidade adequada, a frequência de rega e até mesmo a poda na época certa são aspectos cruciais a serem considerados no cultivo dessa espécie. Vamos explorar mais detalhes sobre os cuidados necessários para garantir o bem-estar e a exuberância dessa planta tão cativante.

Continua após a publicidade..

Como Molhar Rosa-do-Deserto: Dicas e Cuidados Especiais

Dicas de Rega

A espécie não precisa ser molhada todo dia – mas também não deve ficar longos períodos sem ser receber água. “As regas variam de 1 a 2 vezes por semana, pois essa planta é capaz de armazenar água em seu caule e em suas raízes”, conta a profissional.

Continua após a publicidade..

Quantidade de Luz Solar Adequada para sua Rosa-do-Deserto

Quantidade de Luz Solar Adequada para sua Rosa-do-Deserto

Luz Solar Adequada

A rosa-do-deserto precisa de bastante luz solar para se desenvolver e florescer. Escolha um local em sua casa que receba de 6 a 8 horas de luz solar por dia, garantindo a luminosidade necessária para a planta.

Poda e Replantio: Momentos Essenciais para a Saúde da Planta

Poda da Rosa-do-Deserto

Achar que a planta não precisa de poda é um erro. Mas é necessário ficar atento à época certa do ano para fazer isso. “As podas ajudam nas novas brotações da planta e devem ser realizadas sempre no período de outono e inverno, quando a planta está no seu período de dormência”.

Replantio da Rosa-do-Deserto

Se você pretende que sua rosa-do-deserto dure muitos anos, terá de replantá-la de tempos em tempos, quando perceber que as raízes da planta (caudex) estão muito baixas. “Isso será a cada 2 ou 3 anos. Esse replantio é feito para levantar a altura das raízes mais espessas da parte superior da planta, para valorizar a sua ornamentação”, diz Fernanda.

«
»