Quer saber como reformar móveis de madeira? Veja a seguir quatro ingredientes essenciais
Além da limpeza rotineira. Os móveis de madeira devem receber alguns cuidados extras. Para que o material não se deteriore ou perca seu brilho natural, você precisa saber como reformar móveis de madeira.
Na hora de comprar móveis novos para a casa, é comum procurar aqueles que, além de proporcionar conforto, também oferecem estilo e modernidade à casa.
Entre eles certamente estão os móveis de madeira. No entanto, algumas pessoas tendem a se preocupar com sua manutenção.
Bom, além de não ter conhecimento sobre o assunto, nem todos os tipos de madeira reagem da mesma forma aos cuidados.
Portanto, embora nem todos os móveis e materiais reajam da mesma forma. Certamente, existem cuidados gerais que podem ser usados em casa para manter os móveis de madeira em excelentes condições, veja a seguir como reformar móveis de madeira.
Como reformar móveis de madeira: 4 dicas caseiras
Não há realmente nenhum tempo necessário para limpar os móveis de madeira. É importante fazer uma limpeza profunda pelo menos uma vez por semana. Este terá a função de remover poeira e resíduos que causam danos à madeira.
A limpeza constante, além de oferecer mais vida e durabilidade ao móvel. Certamente permitirá que ele mantenha o brilho e a elegância que tanto se espera no momento da compra. Continue lendo e veja mais sobre como reformar móveis de madeira.
Alguns remédios naturais para limpar móveis de madeira
Há uma infinidade de maneiras de como reformar móveis de madeira no conforto de sua casa sem arriscar sua integridade.
Entre eles encontramos interessantes truques caseiros com ingredientes que todos temos à mão.
Veja a seguir alguns dos ingredientes que certamente vão ajudar a como reformar móveis de madeira:
As claras de ovo
As claras de ovo podem ajudar a melhorar a aparência de móveis de madeira que se tornaram extremamente secos, sem brilho e sem brilho ao longo do tempo.
Além disso, as claras de ovo ajudam a restaurá-los e torná-los hidratados, vivos e brilhantes.
Para usar esta técnica corretamente, as claras devem ser separadas das gemas. Vamos vencê-los um pouco até chegarem ao ponto de neve.
Em seguida, uma colher de sopa de amônia (15 ml) será adicionada e aplicada diretamente na madeira.
Por fim, deve-se deixar repousar alguns minutos e limpar com um pano seco. Desta forma, recuperará o brilho característico que havia perdido.
Receba nossas melhores dicas de jardinagem e decoração direto no WhatsApp
Azeite e limão
Esta é uma das fórmulas naturais mais utilizadas quando se trata de móveis de madeira.
Proporciona um brilho e polimento únicos capazes de cuidar da madeira de qualquer imperfeição. Inclusive as que já estão envernizadas.
Para isso, basta misturar os dois ingredientes em quantidades iguais, aplicar no móvel e deixar secar.
Azeite e álcool
Este método é usado naqueles móveis que foram previamente envernizados. Para fazê-los recuperar o brilho e eliminar aqueles arranhões ou maus tratos que foram gerados ao longo do tempo.
Da mesma forma que no método anterior. Quantidades iguais de ambos os ingredientes devem ser misturadas, aplicadas na madeira e deixadas secar naturalmente.
Azeite e vinho tinto
É uma mistura ideal para aqueles móveis de madeira que, além de terem cores escuras, são difíceis de dar brilho devido à sua opacidade.
Para modificar esta característica, basta misturar um pouco de azeite com vinho tinto e aplicá-lo na madeira.
Em seguida, uma camada mínima de glicerina deve ser aplicada nos móveis. Isso certamente atuará como um filme protetor e brilhante para ele.
Cuidados alternativos
Vale lembrar que os móveis de madeira, além de necessitarem de saber como reformar móveis de madeira, a manutenção baseada em produtos e remédios, também requerem cuidados que evitam danos, como:
Proteja a madeira do calor e do sol
O calor excessivo e o sol podem tornar-se muito agressivos e prejudiciais aos móveis de madeira.
A consequência é que estes ficam descoloridos ou perdem o acabamento. Além de apresentarem manchas pouco atraentes.
Por isso é necessário tentar usar objetos ou tecidos sobre eles com a intenção de protegê-los.
Mantenha o clima certo
Os móveis de madeira costumam ser extremamente sensíveis às mudanças climáticas. Dessa forma, sua estrutura pode rachar ou ser afetada se estiver muito seca ou molhada.
Para evitar contratempos, é conveniente manter um ambiente com temperatura constante de 23 ºC e 42% de umidade.
Evite movimentos bruscos
Em suma, ao mudar a posição do móvel, é importante não fazer movimentos bruscos. Pois os acabamentos da madeira podem ser danificados ou desmontados, e principalmente os de seus acabamentos.
Para mover os móveis corretamente, o ideal é que eles sejam levantados do chão ou montados em um movedor de móveis.
Como Identificar o Tratamento Existente na Madeira Maciça?
Existem três tipos principais de tratamentos de superfície feitos em madeira. Entre eles, o mais fácil de identificar é a tinta. Os outros dois acabamentos são o acabamento a óleo e o verniz/polonês.
Para verificar se a sua madeira (com brilho natural) tem uma camada de óleo, esfregue um pouco de óleo de linhaça com um cotonete e veja se o óleo desaparece. Em caso afirmativo, sua madeira tem revestimento de óleo e você pode usar nosso método recomendado (continue lendo) para limpar qualquer mancha ou sujeira nela.
Para verificar se há polimento ou verniz, esfregue um pouco de álcool de madeira ou essência de madeira em uma parte escondida do seu móvel e deixe por 5 minutos. Se a área ficar pegajosa, sua mobília está polida.
Como limpar móveis pintados
Depois de limpar os móveis pintados e remover toda a poeira solta, é hora de limpar as manchas / sujeira na pintura. Para isso, misture duas gotas de detergente em água e pegue dois panos de microfibra.
Convencionalmente, os carpinteiros usam tintas impermeáveis para pintar móveis de madeira, mas você ainda deve verificar se sua tinta é compatível com esta solução.
Pegue uma pequena bola de algodão embebida nesta solução e esfregue na tinta, limpe a área com um pano de microfibra limpo. Se a tinta permanecer intacta, limpe todos os móveis com esta solução.
Recomendamos que você use o segundo pano para limpar todo o excesso de umidade em seus móveis, porque nem todas as tintas são resistentes a mofo ou fungos.
Além disso, é importante que você use um pano de microfibra em vez de qualquer outra alternativa, pois é macio e sem fiapos e não deixa marcas ou fibras. Você obterá os melhores resultados para todas as técnicas de limpeza de móveis de madeira com este pano.
Gostou de nossas dicas sobre como reformar móveis de madeira? Deixe um comentário abaixo.
Veja mais conteúdos parecidos com Como reformar móveis de madeira: 4 dicas caseiras é só acessar nossa categoria exclusiva Jardim.
Deixe um comentário
Você também vai gostar