Você já se perguntou quanto tempo leva para cozinhar um ovo perfeito? Esse alimento tão versátil e nutritivo pode ser preparado de diversas maneiras, desde a gema mole até a mais consistente. Afinal, os ovos são uma excelente fonte de proteína, sendo um grande aliado das dietas de quem pratica exercícios físicos. Além disso, são super econômicos e fáceis de encontrar.
Pensando em sanar uma das maiores dúvidas da culinária prática, preparei um conteúdo completo sobre os pontos de cozimento do ovo. Vamos juntos desvendar os segredos para obter o ovo no ponto exato, seja para uma receita de ovos beneditinos com a gema mole, ou para uma deliciosa salada de maionese com a gema mais firme.
Ovo de gema mole
Esse tipo de cozimento deixa os ovos com a gema líquida, mas a clara está firme. Ovos com gema mole são ideais para colocar sobre outros alimentos, fazendo com que o líquido se espalhe entre os outros ingredientes quando cortada, como na torrada de pão italiano com ovos. Após a fervura da água, considere 4-6 minutos de cozimento. Retire e coloque em água bem gelada para parar o cozimento. Depois, é só descascar!
Ovo de gema média
Sabe quando a gema está dourada, cremosa, e um pouco mais firme? Essa é a gema média, perfeita para quem gosta de comer ovos cozidos puros, mas não quer algo muito seco. Neste caso, assim que a água começar a ferver, adicione os ovos com cuidado e considere 6-8 minutos de cozimento. Retire e coloque em água bem gelada para parar o cozimento. E pronto, está perfeito!
Ovo de gema dura
Ovos cozidos têm gemas e claras firmes, e são ótimos para serem utilizados como acompanhamentos em saladas, maioneses e outros pratos. Que tal uma deliciosa salada de batata com ovo? Ou um clássico cuscuz paulistano? Neste caso, calcule 8-10 minutos de cozimento. Evite cozinhá-los por muito tempo, caso contrário, a proteína da clara ficará dura e emborrachada. Além disso, é recomendado usar ovos mais velhos para esse ponto, pois os ovos mais frescos se tornam mais difíceis de descascar.
Dicas para um ovo perfeito
Além do tempo de cozimento, existem alguns truques que podem facilitar o preparo do ovo. Um deles é fazer um pequeno furo na extremidade mais larga do ovo antes de colocá-los na água para cozinhar. Isso permite que o ar escape durante o cozimento, reduzindo a pressão interna e minimizando o risco de rachar a casca.
Receba nossas melhores dicas de jardinagem e decoração direto no WhatsApp
Outra dica é usar uma escumadeira ou utensílio semelhante para abaixar os ovos suavemente na água, evitando que eles caiam de uma altura elevada. Isso evita que a água ferva com tanta força que os ovos sejam jogados de maneira um pouco mais abrupta que o ideal e quebrem.
Por fim, é importante trazer os ovos à temperatura ambiente antes de utilizá-los. Se você colocar ovos frios diretamente em água quente para ferver, há grandes chances de eles se quebrarem. Isso ocorre porque os gases aquecem e se expandem dentro da casca, aumentando a pressão e fazendo com que eles se quebrem.
Conclusão
O ovo é um alimento incrivelmente nutritivo e versátil, oferecendo uma série de benefícios à saúde. Agora que você sabe os truques para cozinhá-lo no ponto exato, que tal experimentar algumas receitas deliciosas? Lembre-se de sempre considerar o tempo de cozimento de acordo com o grau de cozimento desejado e seguir as dicas para obter um ovo perfeito. Bom apetite!
Veja também o vídeo abaixo feito pelo canal Alex Granig e deixe um like.
Veja mais conteúdos parecidos com Quanto tempo leva para cozinhar um ovo perfeito? é só acessar nossa categoria exclusiva Cozinha.
Você também vai gostar