Continua após a publicidade..

Nos dias de hoje, os jardins têm se tornado muito mais do que simples locais de contemplação, tornando-se verdadeiros refúgios que proporcionam frescor e bem-estar às residências. Cada vez mais pessoas têm se dedicado a reservar espaços para plantas e flores, integrando-os aos ambientes internos e transformando-os em parte da decoração.

A tendência atual do paisagismo moderno tem destacado o uso de plantas nativas, como árvores frutíferas, em detrimento das tradicionais palmeiras. Jardins funcionais, com pomares e hortas para colheita e interação, estão em alta, proporcionando uma atmosfera nobre e imponente especialmente com o uso de vasos vietnamitas. A iluminação adequada é essencial para valorizar esses espaços, seja através de spots ou arandelas, criando assim ambientes acolhedores e atraentes.

Continua após a publicidade..

Crie um jardim tropical em casa: Dicas de especialistas para transformar sua área externa em um refúgio de beleza natural!

Mix natural

Este projeto, assinado pela arquiteta paisagista Maira Duarte, exibe um estilo tropical, com muitas folhagens, texturas e variedade de vegetação. “A ideia foi misturar diferentes espécies de plantas de forma natural, como acontece na natureza”, explica. A área externa da casa é ampla e mede 360 m2, por isso, inclui o jardim da fachada, jardim da entrada, jardim vertical voltado para a sala, varanda coberta, jardim da piscina e jardim do espaço zen (com horta e plantas aromáticas).

Oásis urbano

Continua após a publicidade..

Esta casa urbana ganhou um jardim pensado sob medida para a área externa, trazendo uma gostosa sensação de bem-estar aos moradores. Árvores de pequeno e médio porte convivem com plantas mais baixas, criando um visual despojado. Para completar, um deck de madeira e piso com pedriscos e dormentes.

Folhagens exuberantes

Com paisagismo assinado pela empresa Landscape Jardins, a área externa desta casa de praia, com projeto do escritório Up3 Arquitetura, soma 285 m2. A vegetação farta é uma característica marcante, além de espaços de contemplação e lazer, que segue a mesma linguagem dos ambientes internos, com muita madeira e tons naturais.

Jardim vertical

O jardim vertical foi a alternativa ideal para levar a natureza para a área externa desta cobertura. As folhagens exuberantes compõem um painel verde que se tornou o destaque do ambiente. Outro benefício de ter plantas por perto é a sensação de frescor que elas trazem.

Folhas e árvores

Para esta casa de campo com atmosfera praiana, a paisagista Catê Poli criou um caminho externo de rachão de quartzito que conduz aos quartos e à área da piscina. “Além disso, escolheu árvores e folhagens grandes para completar o espaço. “Amo como a luz do sol passa através das folhas e galhos escultóricos do jasmim-manga”, revela. O projeto de arquitetura é de Daniel Fromer.

Jardim com lago

O projeto de paisagismo desta área externa foi inspirado nos jardins tropicais, repleto de espécies nativas de baixa manutenção, com direito a pomar, horta, redário, gramado, lago com praia de areia branca, pergolado, chuveirão com deck, varanda coberta e quadra esportiva de areia. “O objetivo principal foi transformar a área externa da casa em um oásis tropical particular, não só para contemplação e relaxamento como também para o uso da família no dia a dia”, resume a paisagista Ana Veras, que assina o projeto.

Espaços para contemplação

Com projeto assinado pelo paisagista Alex Hanazaki, este jardim mescla plantas nativas de diferentes alturas e se integra à arquitetura projetada pelo escritório FGMF. Em meio aos caminhos foram criados pequenos lounges, onde os moradores podem contemplar a paisagem.

Jardim baixo

Para esta área externa, com paisagismo assinado pela paisagista Maira Duarte, a ideia foi projetar jardins baixos para deixar a luminosidade entrar na casa. “Usamos espécies variadas, verdes, que florescem em estações diferentes, para que o jardim se mantenha florido o ano todo. Também criamos jardins verticais nas áreas de passagem e voltados para as janelas, reforçando a sensação de aconchego e conexão dos moradores com a natureza”, revela.

Jardim ao redor da piscina

Nesta casa, com projeto do Studio 021 Arquitetura, o paisagismo tem papel fundamental na área externa. Criado pela empresa Imperial Paisagismo, o jardim de folhagens tropicais altas complementa o visual do espaço gourmet e da piscina, trazendo ainda mais sensação de bem-estar.

Jardim de vasos

As plantas são protagonistas no projeto deste apartamento, assinado pelo escritório Maia Romeiro Arquitetura. O recurso usado pelos profissionais da empresa Casa de Flores, que desenvolveu o paisagismo, foi criar um volumoso jardim de vasos na varanda, além de espalhar outras plantas nos ambientes internos. Na varanda, há vasos e plantas de diversos tamanhos e alturas que atraem todos os olhares.

O jardim perfeito para o seu lar: Conheça estilos e elementos que vão transformar sua casa em um oásis de bem-estar e conexão com a natureza!

O jardim perfeito para o seu lar: Conheça estilos e elementos que vão transformar sua casa em um oásis de bem-estar e conexão com a natureza!

Mix natural

Este projeto, assinado pela arquiteta paisagista Maira Duarte, exibe um estilo tropical, com muitas folhagens, texturas e variedade de vegetação. A área externa da casa é ampla e inclui o jardim da fachada, jardim da entrada, jardim vertical voltado para a sala, varanda coberta, jardim da piscina e jardim do espaço zen.

Oásis urbano

Esta casa urbana ganhou um jardim pensado sob medida para a área externa, trazendo uma sensação de bem-estar aos moradores. Árvores de pequeno e médio porte convivem com plantas mais baixas, criando um visual despojado, complementado por um deck de madeira e piso com pedriscos e dormentes.

Folhagens exuberantes

Com paisagismo assinado pela empresa Landscape Jardins, a área externa desta casa de praia soma 285 m2. A vegetação farta é uma característica marcante, além de espaços de contemplação e lazer, que seguem a mesma linguagem dos ambientes internos, com muita madeira e tons naturais.

Jardim vertical

O jardim vertical foi a alternativa ideal para levar a natureza para a área externa desta cobertura. As folhagens exuberantes compõem um painel verde que se tornou o destaque do ambiente, proporcionando uma sensação de frescor.

Folhas e árvores

Para esta casa de campo com atmosfera praiana, a paisagista Catê Poli criou um caminho externo de rachão de quartzito que conduz aos quartos e à área da piscina. Árvores e folhagens grandes foram escolhidas para completar o espaço, trazendo beleza e luminosidade ao ambiente.

Jardim com lago

O projeto de paisagismo desta área externa foi inspirado nos jardins tropicais, repleto de espécies nativas de baixa manutenção, com direito a pomar, horta, redário, gramado, lago com praia de areia branca, pergolado, chuveirão com deck, varanda coberta e quadra esportiva de areia. O objetivo foi transformar a área externa da casa em um oásis tropical particular.

Espaços para contemplação

Com projeto assinado pelo paisagista Alex Hanazaki, este jardim mescla plantas nativas de diferentes alturas e se integra à arquitetura projetada pelo escritório FGMF. Pequenos lounges foram criados em meio aos caminhos, permitindo que os moradores contemplem a paisagem e relaxem.

Jardim baixo

Nesta área externa, com paisagismo assinado pela paisagista Maira Duarte, foram projetados jardins baixos para permitir a entrada de luminosidade na casa. Espécies variadas foram escolhidas para manter o jardim florido o ano todo, criando uma atmosfera acolhedora e conectando os moradores com a natureza.

Jardim ao redor da piscina

Nesta casa, o paisagismo tem papel fundamental na área externa, complementando o visual do espaço gourmet e da piscina com um jardim de folhagens tropicais altas. O projeto traz ainda mais sensação de bem-estar aos moradores, criando um ambiente convidativo e relaxante.

Jardim de vasos

No projeto deste apartamento, as plantas são protagonistas, com um volumoso jardim de vasos na varanda e outras plantas espalhadas pelos ambientes internos. Os vasos de diferentes tamanhos e alturas na varanda atraem todos os olhares, proporcionando um ambiente acolhedor e cheio de vida.

«
»