Quer saber quais cores para o quarto usar e ter uma boa noite de sono? Veja abaixo todas as informações necessárias.

Um sono agradável à noite determina um ótimo desempenho. Por isso, o descanso adequado precisa de aliados como um bom colchão, a temperatura ideal e cores relaxantes para o quarto.

Se o tapete estiver velho ou deteriorado, isso nos deixa desconfortáveis. Em quartos onde está muito frio ou muito quente, é difícil ter um sono reparador. Por seu lado, as paredes pintadas em tons berrantes não ajudam a dormir bem.

Em vez disso, os tons suaves compõem um espaço agradável para relaxar . Isso acontece porque a cor influencia no humor, no comportamento e no sono. A última particularidade é a que iremos abordar.

Cores para o quarto: 8 dicas de como decorar 

Entendendo que o descanso suficiente mantém as pessoas saudáveis, é conveniente adequar o ambiente para que o descanso realmente restaure. 

Os quartos são santuários que exigem tranquilidade. Além de dormir, você pode se exercitar, meditar ou fazer yoga neles. Portanto, veja abaixo, as melhores cores para o quarto.

Cores para o quarto: Branco

Quando falamos em  cores para o quarto, o branco simboliza a paz. É uma cor que favorece a iluminação, está ligada ao asseio e promove a serenidade, essencial para adormecer à noite e relaxar durante o dia.

O branco puro é a cor mais clara do espectro, mas possui múltiplas variações.

Bege

Decorações em bege claro ou neutro proporcionam mais calor do que o branco. É também uma cor serena, adequada tanto para quartos de adultos como de crianças. 

A discrição deste tom permite brincar com móveis marcantes, talvez em beges mais intensas ou amarelos suaves. Essa é uma das melhores cores para o quarto.

Cores para o quarto: Rosa

A variedade de cores para o quarto rosa se resume como equilibrada e acolhedora. A gama pastel ou “rosa pálido” transmite relaxamento e doçura. Os ambientes cor de rosa são ideais para se desligar um pouco do seu dia.

Em geral, essa cor é misturada com outras, como branco e cinza, para diminuir a saturação e aumentar o relaxamento. Acessórios ou móveis nessas cores funcionam para complementar o estilo do quarto.

Azul

O azul é uma cor relacionada à energia. Acima de tudo, a gama de luz transmite calma e evoca o mar e o céu. Este tom promove concentração, segurança e serenidade. Uma ótima opção se você tem um quarto escuro.

Acredita-se que o blues minimiza tensões e sentimentos de medo. A cor é uma das mais relaxantes para dormir, mesmo em tons fortes. Ou seja, é uma ótima escolha de cores para o quarto.

Amarillo suave

O amarelo é uma cor positiva, de luz e alegria, características que não tiram suas qualidades relaxantes. 

Sempre que optar pela gama suave desta paleta, obterá tranquilidade no quarto, pois são tons que aludem aos raios solares num espaço calmo.

Verde

Verde é a cor da vitalidade e uma das mais benéficas para o descanso. Está ligada à natureza, à esperança e à vida. Se existe um tom que proporciona frescor, esse é o verde. E isso o torna uma das cores para o quarto perfeitas. 

Os pigmentos desta gama relaxam o olhar, aumentam a sensação de segurança e agradam a mente e o corpo. As paletas menos brilhantes ajudam a descansar melhor, pois ativam um efeito de quietude.

Cores para o quarto: Cinza

Os tons de cinza estão associados à simplicidade. As tendências decorativas costumam incluí-los em suas paletas por ser uma cor com qualidades relaxantes, principalmente para quartos de adultos.

O cinza é neutro, moderno e elegante. Leve, com tendência ao prateado ou mais intenso, esse pigmento proporciona sensação de amplitude e conforto.

cores para o quarto

Lilás

As paletas lilás têm a ver com calma e equilíbrio. Assim como o violeta e o roxo claro, o lilás é sinônimo de luxo, eles tendem a ligá-los com espiritualidade e sabedoria.

Propriedades calmantes, estimulantes e promotoras do sono são atribuídas a essa cor. Por ser um pigmento com maior proporção de tons frios, conferem-lhe efeitos de relevo.

Leia Também: Quarto Vermelho: 10 dicas para uma decoração sofisticada

As vantagens de combinar cores para o quarto relaxantes 

Não existe uma regra que restrinja os quartos a usar uma única cor para relaxar. Há contrastes de acordo com o propósito e o bom gosto.

Uma alternativa é combinar os tons de branco com a madeira, aproveitando os móveis, o piso e os elementos decorativos. Por se tratar de um material natural, os vernizes para madeira são confortáveis ​​e conferem um apelo especial.

Os tons de malva combinam muito bem com baunilha e creme, os tons de rosa com bege e branco, enquanto os verdes transmitem calma quando fundidos com pigmentos brancos, azuis ou terrosos.

Como escolher as melhores cores relaxantes para o quarto?

A teoria das cores é uma grande ajuda na mistura de tons. Da mesma forma, considera que menos cores são melhores, pois simplificam a ordem e a harmonia visual.

Dar prioridade aos seus gostos e dar preferência a tons que lhe deem tranquilidade e levantem o seu astral são dicas fundamentais para ter cores relaxantes no seu quarto.

Cores de quarto populares e seus humores

Agora que já sabe quais as melhores cores para o quarto, veja o significado de algumas delas.

Para ajudá-lo a pintar seu quarto perfeito, abaixo estão algumas cores de quarto populares e os humores que elas estimulam. 

Ao selecionar uma cor, tenha em mente a intensidade da tonalidade e seu estilo pessoal. Se você preferir combinações de cores e decoração de quarto ousadas e únicas, certifique-se de selecionar ambientes complementares.

Se você gosta de manter as coisas leves e mínimas, escolha um tom que definirá o clima desejado o ano todo e que você pode atuar facilmente com uma decoração simples.

Branco neutralizante

Brancos a bege claro-médio são ótimas cores para o quarto neutras que não tendem a afetar muito o humor. 

Se você gosta de mudar a decoração do seu quarto com frequência, recomendamos escolher um tom como este, pois pode ser facilmente combinado com qualquer estilo e cores.

Uma parede de destaque divertida ou arte de parede atraente é uma maneira fácil de fazer seu quarto parecer organizado e chique. 

Essas tonalidades também são ótimas para pessoas práticas que gostam da sensação de espaços limpos, claros e abertos.

Azul sereno

São conhecidos por serem calmantes e relaxantes. É uma das nossas principais escolhas para paredes de quartos e banheiros, pois pode reduzir a pressão arterial e estimular uma sensação de bem-estar. 

Se o seu quarto não recebe luz natural suficiente ou se você costuma ler à noite, opte por tons de azul pastel, pois eles manterão seu quarto com uma aparência brilhante.

Eles também podem fazer qualquer ambiente parecer um pouco mais fresco, por isso é uma ótima opção para aqueles que vivem em climas quentes. 

Para incentivar uma atmosfera serena e aconchegante, opte por azuis mais quentes como ultramarino, cobalto e pervinca. Recomendamos ficar longe de tons profundos e escuros se quiser evitar a sensação constante de azul.

Vermelho energético

Talvez a escolha de cor mais estimulante, o vermelho, é ótimo para aumentar os níveis de energia e criar excitação. 

Como o vermelho é muito intenso, muitas vezes pode drenar a energia do seu corpo, por isso recomendamos usar essa cor com moderação no quarto. Uma parede de destaque fará o truque para energizá-lo pela manhã. 

Os vermelhos também estimulam a conversa e a criatividade, por isso, se você tem uma escrivaninha no quarto ou costuma estudar na cama, esse tom pode deixá-lo no clima certo para trazer à tona suas melhores ideias.

Amarelo 

Amarelo pode ser um tom incrivelmente edificante e estimulante. Se você é uma pessoa matinal que gosta de abrir as persianas assim que acorda, o amarelo é uma ótima escolha. Ele combinará com seu humor matinal natural e fará com que seus dias de folga comecem bem.

Embora os amarelos representam alegria e felicidade, estudos descobriram que muito dessa cor pode criar frustração e desconforto.

Para amarelos brilhantes, recomenda-se uma ou duas paredes e, se você planeja pintar todo o seu quarto de amarelo, escolha um tom pastel mais suave.

Verde 

Verdes são excelentes para todos os cômodos da casa. Eles nos fazem sentir calmos, revigorados e aliviados. 

O verde é conhecido por atrair prosperidade e fertilidade, ao mesmo tempo em que incentiva a união e o conforto, tornando-se a cor perfeita para casais com filhos. 

Também recomendamos o verde para aqueles que têm dificuldade em acordar ou adormecer, pois os verdes têm um efeito clareador e restaurador do humor.

Essas foram nossas dicas de cores para o quarto, entre na conversa, deixe um comentário abaixo em nosso post. 

«
»

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *