Como cuidar do jardim para que as borboletas venham

como cuidar do jardim para que as borboletas venham

Quer saber como cuidar do jardim para que as borboletas venham? então veja a seguir.

A jardinagem de borboletas é mais do que apenas uma escolha estética para trazer cor ao seu jardim: as borboletas agem como polinizadoras e podem beneficiar muito a saúde de suas plantas de jardim. 

O que é um jardim de borboletas?

Um jardim de borboletas (também conhecido como santuário de borboletas ou habitat de borboletas) é uma área para as borboletas se alimentarem e prosperarem. 

As plantas que você cultiva em seu jardim de borboletas atraem lepidópteros (borboletas e mariposas), que ajudam na polinização. Um jardim de borboletas adequado pode acomodar uma variedade de espécies de borboletas em cada estágio de seus ciclos de vida: ovo, larva, pupa e adulto. 

As borboletas são mais ativas da primavera ao final do verão, quando o crescimento das plantas está no auge. 

Abaixo deixamos algumas dicas relacionadas a como cuidar do jardim para que as borboletas venham.

7 passos sobre como cuidar do jardim para que as borboletas venham 

Os jardins de borboletas não são difíceis de manter, mas essas etapas sobre cuidar do jardim, ajudarão você a garantir que as plantas e as borboletas florescem.

1. Cuidar do jardim: Escolha o local certo 

Se plantar um jardim de borboletas em seu quintal, certifique-se de que seu local receba a quantidade certa de luz solar para que as flores cresçam e atraiam borboletas.

2. Cuidar do jardim: selecione flores que atraem borboletas  

Para beneficiar as borboletas locais, encha seu jardim com dois tipos de plantas: plantas de néctar e plantas hospedeiras. As borboletas adultas bebem néctar, então uma fonte de néctar as atrai para o seu jardim. As plantas hospedeiras fornecem um local para as borboletas botarem ovos e servem como fontes de alimento para as lagartas quando as larvas eclodem. 

As plantas que você cultiva também fornecem uma estrutura de suporte para crisálidas de borboletas. Diferentes plantas atraem diferentes espécies de borboletas. 

Por exemplo, as borboletas monarcas são atraídas principalmente por serralhas, e as borboletas rabo de andorinha são atraídas por verbenas e lantanas. 

Outros exemplos de plantas com flores amigáveis ​​​​às borboletas incluem ásteres, Susans de olhos pretos, fritillaries, ervas daninhas Joe-Pye, malmequeres, coneflowers roxos, sálvias, equináceas, zínias, arbustos de borboleta e ervas daninhas de borboleta. Muitos centros de jardinagem têm rótulos em plantas que são amigáveis ​​​​às borboletas.

3. Cuidar do jardim: Use isca orgânica e caseira 

Além das flores coloridas, as borboletas são atraídas por iscas à base de açúcar e fermento, que podem fornecer alimentos e nutrientes essenciais para as borboletas.

Você pode fazer isca caseira com uma mistura de frutas podres (como bananas, pêssegos, ameixas e maçãs), açúcar branco, melaço ou cerveja. Coloque a isca de borboleta em uma área que seja facilmente acessível às borboletas – em rochas planas, tocos de árvores ou em um prato.

4. Cuidar do jardim: Adicione uma fonte de água 

Uma estação de poça é essencial para ajudar as borboletas a se manterem hidratadas e receber vitaminas e outros nutrientes da água barrenta, como o sódio. Encha um prato raso com água, adicionando terra, areia ou seixos para criar uma lama aquosa. 

Adicione mais água e matéria orgânica à medida que o prato esvazia, especialmente durante as estações quentes. Você pode colocar estações de poça perto das estações de isca.

5. Cuidar do jardim: Construa abrigos para borboletas  

Árvores e arbustos podem fornecer sombra e locais de descanso para borboletas, mas construindo um abrigo, você pode protegê-las contra predadores e condições climáticas adversas. 

Uma casa de borboletas também pode funcionar como uma área para as borboletas descansarem e hibernarem, bem como um local para as lagartas se encasularem. Esses abrigos não precisam ser sofisticados, uma caixa de madeira com uma pequena abertura será suficiente.

6. Fique longe de pesticidas tóxicos  

Muitos pesticidas matam borboletas e outros polinizadores essenciais. Evite pesticidas de base química, mesmo os orgânicos. 

Sua melhor aposta para o controle de pragas em um jardim de borboletas é o plantio de companheiros . Além de plantar flores que atraem borboletas, considere também plantar flores que repelem pragas.

7. Mantenha um diário  

Acompanhe o progresso de suas flores e borboletas com um diário de jardim. Anote quando e onde você planta suas flores, quando as borboletas aparecem, se as pragas estão interferindo e quaisquer outros detalhes pertinentes ao desenvolvimento e à saúde de suas borboletas

Iniciar um jardim de borboletas é um investimento de tempo e trabalho, e você poderá acompanhar seu progresso (e se preparar para o próximo ano) mantendo registros diários.

Além de seguir essas dicas sobre como cuidar do jardim para que as borboletas venham, veja abaixo, como você pode atrair mais borboletas para seu jardim.

O que atrai as borboletas 

Uma das alegrias mais puras de qualquer jardineiro é a visão do seu jardim em plena floração. Refletir sobre o trabalho árduo, o tempo e o compromisso dedicados ao plantio de seus jardins, ver tudo ganhar vida em belas flores e plantas saudáveis ​​é uma das muitas recompensas! Quem não gostaria que seu jardim  atraísse pássaros, abelhas e borboletas?

Cultivar um jardim que atraia borboletas não precisa ser difícil. E com um pouco de pensamento e planejamento, você pode criar um jardim que não seja apenas atraente para várias espécies diferentes de borboletas, mas também possa sustentar e promover sua saúde e ciclo de vida.

Cor e néctar

Plantar um jardim que atraia borboletas requer cor e néctar. As borboletas são atraídas por aglomerados de flores brilhantes, e ter flores que fornecem uma fonte pesada de néctar ajudará bastante a trazer borboletas. 

As flores que têm uma fonte de néctar são particularmente importantes, pois têm as fontes de alimento que as borboletas adultas precisam para obter energia.

Existem várias variedades de flores que ajudarão a fazer isso, e muitas plantas em estufas virão com uma etiqueta ou adesivo “Atrai Borboletas”, então procure por essas plantas quando estiver fazendo suas compras

Algumas variedades comuns incluem:

  • Bálsamo de Abelha
  • Ásteres
  • Margaridas
  • Arbusto de Borboleta
  • Susan de olhos negros
  • Zínia
  • Phlox
  • Rosa de Saron
  • Estrategizar Blooms 

Plante estrategicamente seu jardim para garantir que você tenha várias variedades de plantas que floresceram em momentos diferentes para garantir a longevidade da capacidade do seu jardim de atrair e sustentar a vida das borboletas. 

Tenha flores que floresçam durante a primavera, verão e até outono, garantindo que você sempre tenha cor para receber as borboletas. 

O Projeto Borboleta recomenda agrupar cores semelhantes em vez de espalhadas, uma vez que foi observado que as borboletas são mais atraídas por grupos de cores semelhantes; no entanto, ter várias cores diferentes espalhadas pelo jardim também não atrapalha as borboletas.

Estações de Poça

Além das flores, você pode tomar medidas para construir um ambiente no qual as borboletas possam se alimentar, viver e crescer. Como todos os organismos vivos, as borboletas precisam de água para sobreviver.

Eles não precisam de muita água, mas o suficiente para coletar minerais. As borboletas gostam particularmente de fontes rasas e baixas no chão, como poças. 

As borboletas usam um processo de ‘poça’ para ganhar os minerais necessários para a sobrevivência e ter um lugar com areia consistentemente úmida e pequenas pedras (talvez em um pequeno prato mesmo com o chão) perto de plantas e longe do vento servirá como ótimas estações de poça. 

Os altos e baixos

As borboletas também precisam de abrigo contra ventos fortes; arbustos e arbustos são uma ótima maneira de fornecer espaço protegido em seus jardins. Plantar flores mais baixas, bem como flores mais altas, também ajudará as borboletas a encontrar abrigo do vento em todo o jardim. 

Banho de sol

Por fim, as borboletas adoram se aquecer ao sol . Por serem de sangue frio, não conseguem regular a própria temperatura corporal, tornando-os dependentes do sol para se aquecer e ganhar energia para voar. 

Tenha seu jardim de borboletas em pleno sol e pense na linha dos répteis, coloque algumas pedras em todo o seu jardim nas quais as borboletas podem se aquecer ao sol.