Dicas para manter e cuidar do jardim e da sua horta

Ter uma horta em casa e aprender a cuidar do  jardim, é uma opção que se tornou muito na moda nos últimos anos graças aos incríveis benefícios que oferece à saúde das pessoas e do meio ambiente.

Você só precisa ter um pequeno espaço, uma varanda ou cultivar sua própria comida em vasos para deixar sua casa cheia de vida e natureza.

Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a cuidar do  jardim e cuidar da sua horta de maneira simples.

A tecnologia facilitou muitas tarefas para nós e uma delas é justamente a jardinagem.

Atualmente encontramos um amplo portfólio de aplicativos que nos ajudam a cuidar do jardim, com ferramentas que vão desde alarmes, para que você sempre se lembre de regar suas plantas, até a detecção de pragas e doenças que podem afetar sua lavoura.

Diário de semeadura

As melhores aulas de jardinagem e agricultura vêm da experiência prática.

É por isso que fazer anotações em um diário pessoal é uma maneira prática e agradável de acompanhar o progresso ao longo das várias estações e aprender ao longo do tempo.

Além disso, pense nisso como seu diário pessoal sobre jardinagem ou qualquer outra coisa que você queira.

Podar regularmente

Sabemos que é muito gratificante ver suas plantas crescerem, no entanto, elas chegam a um ponto em que precisam ser poldadas para mantelas saudáveis.

Visto que o que mais beneficiará seu crescimento, é a frequência com que podemos cultivá-las, então você deve ter em mente com que regularidade você tem que fazer e onde fazer, para evitar sua deterioração e promover seu crescimento.

3 ações que vão te ajudar a cuidar da horta da sua casa

Criar nossa própria horta em casa é um processo emocionante que contribui para nossa saúde emocional e além disso também contribui para a saúde do planeta.

Mas ao longo do caminho podemos cometer erros de iniciante que podem afetar seu progresso.

Portanto, estas são algumas ações importantes para que seu jardim cresça saudável:

Cada plantio precisa de uma certa quantidade de sol, então tente localizar seu jardim seguindo as recomendações específicas para suas sementes.

Geralmente é recomendado um local onde você possa movê-lo para receber luz solar direta e, em seguida, sombra.

Use a melhor terra

Este deve recriar as condições do ecossistema original da planta, ser esponjoso para permitir a entrada de oxigênio e capaz de manter uma boa umidade.

Proteja ela

É importante que você seja coerente com os cuidados com a horta para que ela cresça mais saudável e produza melhores frutos.

Depois disso as principais recomendações são podar, regar, adubar e borrifar com pesticidas orgânicos.

Os benefícios nutricionais da sua horta

Um dos maiores benefícios de ter uma horta em casa é a oportunidade de comer alimentos orgânicos e sem produtos químicos, o que significa que você pode adicionar lanches e refeições mais saudáveis ​​à dieta da sua família.

Assim você poderá também abastecer a sua casa com produtos frescos que o ajudarão a reduzir o risco de contaminação e intoxicação devido aos conservantes que normalmente são adicionados aos alimentos.

Aqui estão os benefícios nutricionais que certamente você obterá dos alimentos que cultiva:

  • Embora seja botanicamente uma fruta, geralmente é comido e preparado como um vegetal.
  • Os tomates são a principal fonte alimentar do antioxidante licopeno, que tem sido associado a muitos benefícios à saúde, incluindo um risco reduzido de doenças cardíacas e câncer.
  • Eles também são uma ótima fonte de vitamina C, potássio, ácido fólico e vitamina K.

Coentro

O coentro é uma erva que é comumente usada para dar sabor a pratos internacionais. Pode diminuir o açúcar no sangue ativando certas enzimas.

Na verdade, é poderoso o suficiente para que pessoas com baixo nível de açúcar no sangue o usem com cautela.

Também é embalado com antioxidantes que demonstram efeitos imunológicos, anticancerígenos, anti-inflamatórios e neuroprotetores.

Cebolinha

Da mesma forma do coentro, a cebolinha é um vegetal verde com um sabor suave de cebola. É do gênero Allium, que também inclui alho, cebola e alho-poró.

As pessoas cultivam vegetais allium há séculos por seus sabores pungentes distintos na culinária e suas propriedades medicinais.

Isso porque contém nutrientes que são importantes para o sono e a saúde óssea. Algumas pesquisas também ligaram produtos químicos em cebolinha e outros vegetais allium a efeitos anticancerígenos.

Manjericão

O manjericão é uma erva da família das mentas. Acrescenta sabor aos alimentos e seus nutrientes certamente podem proporcionar benefícios à saúde como fitoterapia e óleo essencial.

Seus usos tradicionais incluem o tratamento de resfriados e inflamações nas vias nasais, além de fornecer alguns micronutrientes, como cálcio e vitamina K, além de uma variedade de antioxidantes.

Morangos

O morango é um híbrido de duas espécies de morangos silvestres da América do Norte e do Chile.

Eles são uma excelente fonte de vitamina C e manganês e também contêm quantidades decentes de ácido fólico (vitamina B9) e potássio.

Eles também são ricos em antioxidantes e compostos vegetais, que podem trazer benefícios para a saúde do coração e controle do açúcar no sangue.

Os melhores fertilizantes orgânicos para cuidar do jardim

O composto é o fertilizante orgânico mais básico e também um dos mais utilizados pela facilidade de obtenção. A compostagem requer apenas resíduos vegetais e um local para fermentá-los por 3-5 meses.

Estes são os 3 melhores fertilizantes caseiros que certamente vão lhe ajudar a cuidar do jardim:

Cascas de ovo

Moídas o mais finamente possível, cascas de ovos trituradas espalhadas ao redor da base das plantas podem ajudar a afastar algumas pragas, como caracóis e lagartas, além de enriquecer o solo, uma ótima opção cara cuidar do jardim.

Grãos de café

Em segundo lugar dos melhores fertilizantes estão os grãos de café. Depois de tomar uma xícara de café, podemos aproveitar os restos de café para misturá-los diretamente no chão ou espalhar em sua superfície.

Construa seu jardim com materiais reciclados!

É importante tanto para a nossa saúde como para o meio ambiente direcionar nosso estilo de vida para um estilo mais sustentável, e que melhor maneira de fazer isso do que construindo uma horta caseira com materiais recicláveis.

Dessa forma, você realizará duas ações importantes que cuidam do planeta.

Aqui estão algumas ideias de materiais reciclados para construir o seu:

Garrafas de plástico

Garrafas de plástico também podem ser usadas como vasos de pé se as cortarmos ao meio e as enchermos com terra.

Outra ideia é fazer uma abertura no centro onde colocaremos a terra, fazer uns furinhos simétricos para passar um cordão e pendurá-lo na parede.

Usando vários deles com esta técnica podemos montar um pequeno ou grande jardim vertical.

Recipientes de iogurte

Os recipientes de iogurte, depois de lavados e secos, são recipientes ideais para plantar sementes.

Você só terá que introduzir um pequeno pedaço de algodão umedecido em água e colocar uma leguminosa dentro.

Por tanto, ssim que começar a ver os rebentos, pode enchê-lo com terra para promover o crescimento da nossa planta.

Caixas de ovos

Eles podem ser usados ​​como canteiros e para isso você só precisa preenchê-los com um pouco do substrato que você costuma usar.

Semear duas ou três sementes em cada buraco e regar.

Quando o bom tempo chegar, procure o local definitivo para o seu cultivo no jardim, basta fazer um pequeno buraco, colocar o recipiente com as mudas no chão e cobri-lo um pouco para que fique firme.

Com o tempo e a umidade, o recipiente se decomporá e sua colheita prosperará.

Cultive a comida que você come em casa

Mais e mais pessoas estão se unindo para criar sua própria horta e isso porque acaba sendo mais fácil do que você imagina e mantem uma alimentação saudável.

Além de proporcionar excelentes benefícios para o meio ambiente, comer alimentos orgânicos certamente tem um grande impacto na sua saúde.

Veja a seguir quais alimentos você pode começar a criar sua própria horta caseira.

É um dos alimentos mais fáceis de cultivar e costuma ser comum entre aqueles que decidem iniciar sua primeira horta caseira.

A diferença entre o sabor de um tomate cultivado em casa e o do supermercado certamente é muito grande.

Os especialistas aconselham cultivar a planta em um local com muita luz e regá-la em pequenas quantidades, algumas vezes por semana.

Também é importante plantar mais profundamente, pois desenvolve raízes longas e abundantes.

As folhas mais próximas do solo são propensas a doenças, por isso devem ser removidas regularmente.

Cenouras

Outra das hortaliças mais fáceis de cultivar e com altas propriedades nutricionais é a cenoura.

Neste caso, o mais importante é manter o solo úmido, embora, uma vez que comecem a crescer, a rega possa ser mais distante.

Eles podem ser semeados durante todo o ano e crescer sem dificuldade.

Pimentas

O melhor clima para plantar essa hortaliça, nativa da América Central e do Sul, é o frio.

Para cultivá-las você precisa ter uma área ensolarada, plantando as sementes a uma distância entre planta e planta entre 40 e 50 centímetros e mantendo uma irrigação constante.

Espinafre

Em suma, o espinafre é relativamente fácil de cultivar em casa. Eles podem ser cultivados em pequenos jardins, com cerca de 30 centímetros de distância, ou espalhando as sementes em vasos.

Eles preferem solos ricos e úmidos, embora possam crescer em qualquer tipo de solo, desde que tenha matéria orgânica suficiente. Precisa de pouco calor e sol.

Saiba mais como cuidar do jardim no vídeo abaixo.