5 chaves para controlar a asma que você deve incorporar

Vamos ensinar-lhe o que precisa de saber para controlar a asma de forma eficaz, evitando assim que a patologia progrida e afete o seu bem-estar.

A asma é uma doença que geralmente se desenvolve durante os primeiros estágios da vida.

Embora ainda não exista cura como tal, há uma série de chaves que permitem controlá-la e melhorar a qualidade de vida de quem a sofre.

No entanto, deve-se levar em consideração que a intensidade dessa patologia nem sempre é a mesma e a gravidade dos sintomas dependerá disso.

Antes de começar, deve-se notar que alguns fatores de risco para o desenvolvimento de asma foram identificados.

Uma delas seria, por exemplo, uma oferta inadequada e insuficiente de ácidos graxos da série ômega 3 durante a infância. Também o desenvolvimento de excesso de peso pode afetar o corpo.

Chaves para controlar a asma

A seguir, apresentaremos uma série de chaves importantes que você deve conhecer para facilitar o controle da asma depois de desenvolvida.

Isso garantirá que isso afete o mínimo possível a qualidade de vida de quem a sofre.

Melhora o estado da composição corporal

Devido à genética, nem todas as pessoas alcançam abdominais perfeitos.

Evitar uma situação de sobrepeso ou obesidade reduz marcadores inflamatórios no organismo, o que facilita o controle de patologias que têm esse mecanismo como elemento subjacente.

Para isso, é necessário cuidar do padrão alimentar e praticar exercícios físicos com frequência, promovendo sobretudo o trabalho de força.

A ideia é estar sempre o mais ativo possível. Obviamente, deve-se garantir que não haja deficiências nutricionais que possam comprometer o desempenho esportivo ou aumentar o risco de lesões. Em caso de dúvida, é melhor consultar um especialista.

Consuma substâncias anti-inflamatórias

Como mencionamos, o fornecimento precoce de ômega 3 em quantidades suficientes demonstrou ajudar a prevenir a asma.

Agora, existem muitos fitoquímicos em alimentos à base de plantas que podem facilitar o gerenciamento, reduzindo a inflamação no corpo.

A curcumina contida na cúrcuma pode ajudar a controlar a asma, reduzindo a intensidade dos ataques e facilitando a respiração.

É especialmente útil em crianças, quando a doença ainda está em fase de desenvolvimento.

Use bem o inalador

O inalador pode ser uma ferramenta essencial para o manejo da asma.

No entanto, deve ser usado corretamente. Primeiro você tem que carregá-lo corretamente e depois encher os pulmões com ar enquanto o buraco é inserido na boca.

A partir daqui você inspira profundamente e prende a respiração por cerca de 5 ou 10 segundos antes de respirar normalmente novamente.

Por outro lado, será importante enxaguar a boca após cada uso se o medicamento contiver corticosteroides.

Evite o tabaco para controlar a asma

É claro que os pacientes com asma terão que evitar todas as substâncias ou medicamentos que possam comprometer a função respiratória.

Caso contrário, a patologia pode piorar ao longo dos anos, dificultando o manejo.

Não afeta apenas a fumaça do tabaco inalada do próprio cigarro, mas também a respiração do ambiente que é gerado nos espaços fechados onde essas práticas são realizadas.

A fumaça do tabaco pode acelerar o aparecimento dos sintomas da asma.

Evite alérgenos

A asma pode piorar quando há algum outro tipo de alergia que se manifesta.

Neste caso, experimenta-se um estado de inflamação que pode comprometer gravemente a respiração do paciente.

Além disso, ter desenvolvido asma pode aumentar a intolerância a certos medicamentos, como aspirina ou anti-inflamatórios não esteroides. É por isso que você deve ter cuidado com os alérgenos em geral.

É possível controlar a asma se você seguir algumas chaves básicas

Como você viu, pode ser implementada uma série de chaves que permitem controlar a asma de forma eficiente, evitando assim que a patologia condicione negativamente o estilo de vida.

As pessoas que sofrem deste problema devem ser especialmente meticulosas com sua dieta e com certos hábitos de vida para evitar a progressão da doença.

Lembrando que o mais aconselhável para controlar a asma, é procurar conselhos médicos especializados.