Por que você deve começar o dia com uma xícara de café?

Começar o dia com uma xícara de café é uma das melhores rotinas que podem ser consideradas para manter uma boa saúde ao longo dos anos.

Estamos falando de uma das infusões mais consumidas em todo o mundo, mas também uma das que concentra mais antioxidantes em seu interior.

Naturalmente, uma ênfase especial deve ser dada à necessidade de retardar o momento de início da ingestão de cafeína na adolescência.

Os menores podem incluir descafeinado em suas rotinas, mas até o final do desenvolvimento não seria positivo incluir grandes doses do alcaloide, pois pode ter efeitos no sistema nervoso central.

Vamos mostrar-lhe as razões pelas quais é considerado benéfico para a sua saúde começar o dia com uma xicara de café na idade adulta.

 xícara de café

O café é uma fonte de antioxidantes

Como mencionamos, o café contém um grande número de compostos fitoquímicos com atividade antioxidante.

Esses elementos neutralizam a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo.

Graças a esse mecanismo, as chances de sofrer de patologias crônicas e complexas a médio prazo são reduzidas.

O café tem antioxidantes necessários para o corpo

A ingestão de bebidas ou alimentos com alto teor de fito nutrientes está associada a uma menor incidência e prevalência de doenças neurodegenerativas.

Essa rotina terá que ser aliada a outros bons hábitos, mas com certeza pode ajudar muito ao longo do tempo.

Consumo de café está associado a menor mortalidade

Muitos especialistas em nutrição recomendam a inclusão do café no contexto de uma dieta saudável e variada.

É uma infusão que é muito bem aceita e tolerada por quase todos. Claro, é importante tentar consumi-lo sem açúcar, acostumando-se gradualmente ao seu sabor amargo.

O referido carboidrato poderia gerar efeitos negativos, principalmente a nível metabólico.

Café ajuda a emagrecer

Como se não bastassem os benefícios de começar o dia com uma xícara de café, devemos mencionar que esta bebida também promove a perda de peso.

O efeito é produzido sobretudo graças à cafeína. O alcaloide consegue modificar o uso de substratos energéticos, conseguindo aumentar a mobilização e oxidação das gorduras para produzir energia.

No entanto, para obter os melhores resultados, é aconselhável combinar o consumo de café com exercícios físicos regulares, com foco no trabalho de força muscular.

Desta forma, o tecido magro será hipertrofiado, o que terá um impacto positivo no número de calorias gastas diariamente. Isso tornará mais fácil estabelecer um déficit de energia sustentável ao longo do tempo.

No entanto, o café não é a única infusão que pode ajudar a melhorar o estado da composição corporal.

Também o chá verde tem um efeito semelhante. Por um lado, contém um análogo da cafeína no interior.

Além disso, os fitos químicos que ele concentra são capazes de aumentar a sensibilidade à insulina, modificando assim a eficiência do sistema metabólico.

A alternância de ambas as bebidas é considerada, sem dúvida, uma excelente alternativa para melhorar a saúde.

O café pode ser bebido antes do treino para aproveitar seus benefícios.

Começar o dia com uma xícara de café é muito bom para a saúde.

Como você viu, começar o dia com uma xícara de café é considerado um hábito saudável.

Claro, você deve evitar adicionar açúcar para não gerar estresse no nível metabólico.

Você pode adicionar um pouco de leite para melhorar seu sabor se estiver muito amargo.

A inclusão pontual de adoçantes artificiais de boa qualidade poderia ser outra alternativa, embora também não seja aconselhável abusar deles.

Para terminar, é necessário dar especial ênfase à necessidade de incluir o café no contexto de uma alimentação variada e equilibrada para tirar o máximo partido dos seus benefícios.

É fundamental evitar a ingestão de ácidos graxos do tipo trans e aditivos artificiais em grandes quantidades, pois ambos os compostos podem aumentar os níveis de inflamação e oxidação no ambiente interno.